Por que você não deve ser funcionário da própria empresa?

1- Ser funcionário da própria empresa? Por que sua empresa não cresce? Veja!

Abrir a própria empresa e ficar focado somente na parte operacional do negócio, se preocupando em produzir e deixando de lado as estratégias. Essas são algumas das características mais comuns dos que são chamados hoje em dia de funcionários da própria empresa, ou seja, donos de negócios que continuam agindo como se fossem funcionários, preocupados com operacional e com a rotina e totalmente desconectados de possíveis estratégias que fariam esse negócio crescer e até mesmo conseguir se manter no mercado tão competitivo que temos hoje em dia. Você se sente funcionário da própria empresa? No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre isso e te explicar o quanto é prejudicial estar nessa posição, inclusive para a saúde do seu negócio. Veja abaixo!

Por que você não deve ser funcionário da própria empresa?

Antes de mais nada, precisamos entender o porquê você agir como funcionário da própria empresa é algo prejudicial para ela mesma. Diferente do que muita gente pensa, o dono do negócio não deve mais ser considerado uma peça chave para que o operacional funcione bem. É muito comum empreendedores iniciantes acharem que ninguém mais conseguiria realizar aquele trabalho da maneira como ele realiza, tornando a empresa 100% dependente da sua presença e do seu trabalho constante no operacional. Dessa forma, temos uma figura muito mais de profissional que tem clientes, do que de empresa que cresce se expande todos os anos. Sozinho, ninguém consegue abraçar todos os clientes e fazer a parte operacional funcionar. É preciso delegar tarefas e sair da zona de conforto, afinal, não é fácil abrir mão daquilo que você aprendeu a vida inteira e começar a aprender como gerir pessoas e garantir que os seus colaboradores façam um trabalho tão bom quanto o seu. Ou seja, deixar de ser funcionário da própria empresa é sair da zona de conforto, o que é um desafio para grande parte dos empreendedores. Além disso, é justamente o contrário do que acreditamos: trabalhar no operacional não é a mesma coisa que trabalhar duro para que a sua empresa cresça, é ficar em uma posição confortável com medo de arriscar novas possibilidades.

Como sair da zona de conforto?

O primeiro passo para deixar de ser funcionário da própria empresa é arriscar e sair da sua zona de conforto. O empresário vai precisar aprender coisas que ele não dominava até então, como gestão de pessoas, liderança, estratégia, marketing, e muitos outros conhecimentos que são fundamentais e que podem não fazer parte daquilo que ele aprendeu até aqui.

Normalmente, o empreendedor que abriu seu próprio negócio está apostando na sua capacidade profissional de alto conhecimento técnico na sua área, mas nem sempre isso é o mais importante, especialmente quando falamos de dar um passo além e sair do operacional.

É um desafio, mas é o que vai separar uma pequena empresa de um negócio em constante expansão e com, obviamente, muito mais lucratividade. Também é o que pode impedir a falência do seu negócio já que, sem estratégia, gestão e o empresário trabalhando apenas com esse objetivo, é possível que a empresa acabe falindo, mesmo tendo o melhor operacional.

Dicas para deixar de ser funcionário da própria empresa

Falamos aqui da importância de sair da zona de conforto, aprender, arriscar, etc. Mas, na prática, como deixar de ser funcionário da própria empresa, começando hoje a tomar atitudes que vão favorecer para que isso seja possível? Separamos algumas dicas abaixo!

1- Terceirize aquilo que precisa ser terceirizado

Os empreendedores mais iniciantes costumam ter muito medo da terceirização e tentam abraçar todo o operacional da empresa, sem contratar ninguém ou mesmo uma outra empresa que seja mais especialista em determinados setores, como o financeiro, por exemplo. É preciso perder o medo da terceirização para entender que não é possível fazer tudo sozinho e, caso você tente, sobra pouco tempo para realizar estratégias de crescimento e até para atender os clientes mais importantes ou captar novos clientes que possam pagar mais.

O setor financeiro apesar de ser essencial para o seu negócio, não é um setor de prospecção de novos clientes, então, é mais do que recomendado que ele seja terceirizado, especialmente para empresas que têm bastante experiência em oferecer um serviço de qualidade. Quando há a terceirização de alguns setores, o empresário tem acesso a relatórios muito mais específicos, menos perda financeira com investimentos errôneos, mais controle do fluxo de caixa e, claro, muito mais tempo para focar na parte estratégica do negócio.

2- Treine bem o seus funcionários

Por mais que você acredite que nenhum colaborador é capaz de realizar o trabalho da maneira como você faria, treine todos eles para que, um dia, eles façam o trabalho de maneira até superior. É importante ter em mente o quanto os seus clientes precisam, mais do que bom operacional, mas boa estratégia e resultados. Quando isso fica claro, você passa a ter menos medo de abrir mão de alguns setores e consegue focar no que vai garantir que os clientes sejam fidelizados e novos entrem na empresa. Imagine uma agência de marketing, por exemplo: se o dono da agência fizer o design, os anúncios, a redação e o financeiro, quando ele irá vender seus serviços? Como irá atender bem os clientes se estiver debruçado no operacional?

Gostou das dicas de hoje? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar com o seu setor financeiro! E não deixe de visitar nosso blog para mais! Até a próxima!

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